04/08/2008

Fim de Semana de Aventura em Mora

Nos dias 5 e 6 de Julho, o Grupo Bttanossamaneira resolveu inovar e pela primeira vez a canoagem entrou como actividade praticada pelo Grupo. Nesse fim de semana recorremos à experiência do Team Azenhas da Seda do amigo Canina, que foi o nosso guia no passeio de Btt no Sábado e no passeio de canoa no Domingo.
Com afluência recorde(32 participantes, 23 no Btt e 23 na Canoa), o que dificultou a logística, mas com uma alegria enorme de ver este Grupo cada vez com mais vitalidade e com capacidade para atrair novos membros. Aos estreantes Ana e Marco uma palavra de boas vindas.


Primeiro Dia

No Sábado a alvorada foi cedo, sendo o primeiro ponto de encontro em Turquel às 08:00 horas. Seguimos para Mora, fazendo mais uma paragem em Coruche para a reunião dos restantes elementos do Grupo. E assim partimos todos juntos de Coruche, tendo como destino a praia fluvial do Gameiro, juntinho ao Fluviário de Mora.
Ai chegados fomos recebidos pela equipa da empresa Azenhas da Seda e pelo seu líder carismático, o Canina. Fomos confrontados com uma pequena traição, o nosso membro e fundador Carlos Agostinho, vestia a camisola da empresa e ajudava na organização do fim de semana. Nada de grave. Depois de descarregadas as bicicletas, das habituais verificações técnicas e do briefing inicial, lá seguimos viagem deixando a magnifica praia fluvial do Gameiro, para conquistar os trilhos desta região. Passamos por aquedutos com a finalidade de levar água para os campos, fizemos uma parte da antiga linha de comboio, que ligava Mora a Évora e que no futuro será uma das Ecopistas de Portugal. Pedalamos junto à ribeira e com magnificas vistas sobre os campos do Alentejo, calmamente todos juntos esperando e ajudando-nos uns aos outros.
Até que o nosso guia nos levou até uma passagem com um desnível acentuado, onde foi preciso passar todas as bicicletas à mão. Ai veio ao de cima o nosso espírito de equipa e o empenho de todos, estratégia montada, elementos posicionados no terreno e a superação desta grande dificuldade foi uma realidade. Passadas mais duas vedações, com a ajuda de todos e de escadas colocadas pela Organização, finalmente atingimos o carro de apoio com as indispensáveis mínis, que estava à nossa espera numa das margens da ribeira.
Ai era tempo de refrescar por dentro e por fora, depois da míni um mergulho na ribeira para quem quisesse. Foi vê-los a mandarem-se lá para dentro, pareciam umas lontras. As meninas tiveram vergonha e não quiseram arriscar, talvez a água tivesse muito fria para elas. Os meninos foi um gozo, que grande banhoca, o pior foi subir de novo para a margem, mas adiante.
Era tempo de montar novamente na bicicleta e após a ponte iniciamos o regresso à praia fluvial. Pelo meio tivemos uma subida de primeira categoria, só para sabermos o que a vida custa e depois iniciamos a descida final para a meta.
A nossa equipa de apoio, presenteou-nos com uma mesa farta de iguarias, que regalo à vista. Ficaram na praia e montaram um pic-nic fabuloso, nesta parte toda a gente trabalhou certinho, ninguém se atrasou. Tudo bem regado com tinto, branco, cerveja e sumos, nada falta neste nosso pic-nic. Um catering de eleição. A seguir foi tempo de um cafézinho, de um jogo de matraquilhos (vitória do Sporting sobre o Benfica) e de uma visita ao Fluviário.
O resto da tarde foi passado na praia no "relax", uns a dormir a sesta, outros a banhos de sol e outros a banhos de rio. Foi possível fazer um treino de canoa e várias duplas aproveitaram, dando indicações para o dia seguinte. O Luís fazendo dupla com o João Machado, iniciou um movimento que iria ser uma constante no Domingo, a queda para a água e a canoa virada. Um especialista.
Ao fim da tarde era tempo de rumar ao Solar dos Liláses, a nossa casa por um dia. Um magnifico Solar antigo recuperado, com uns salões riquíssimos, uns quartos bem agradáveis e uma vista excelente. Depois de instalados, com o banho tomado e roupa lavada, era tempo de reunir as tropas no quintal para a saída para Cabeção e para o restaurante o Palmeira. O jantar é mais uma aposta forte do Grupo, ninguém se nega, as especialidades alentejanas abrilhantaram este jantar e o vinho da região também. Migas de espargos, sopa de cação, carne do alguidar, bacalhau à lagareiro e os doces, fidalgo, encharcada e pão de rala. Pança cheia.
Desta vez não houve a habitual caminhada e a visita ao Castelo, para fazer a digestão, a maior parte do Grupo recolheu aos seus aposentos para descansar para a canoagem no Domingo. Só meia dúzia de resistentes se aventuraram na noite de Mora e foram tomar um copo ao Mora Bar.

Segundo Dia

O dia começou com um bom pequeno almoço no Solar dos Liláses, depois do check out o nosso rumo era a praia fluvial das Azenhas da Seda, propriedade do Canina e um local magnifico para passar o dia.
Quem não foi andar de canoa, passou a manhã na praia a desfrutar o tempo e o local. Quanto aos remadores e remadoras, saíram em dois grandes jipes para junto da barragem do Maranhão, ai seguiu-se o briefing("para quem não me conhece, eu sou o Canina") depois da escolha de coletes e capacetes. Formaram-se equipas de dois remadores, se bem que na canoa do João e da Suzete havia também um sapo para seguir viagem. E fez-se um aquecimento.
Doze canoas fizeram-se à água e iniciaram a descida da ribeira de seda, Canina e Miguel à frente a comandar as tropas, Carlos e Sissi a trás a fechar o pelotão. No meio havia de tudo, malta com alguma experiência, outra sem nenhuma, alguns que se adaptaram bem e outros que confirmaram a técnica da véspera, caiam à água que se fartavam. O Luís e o Vítor foram os campeões. Também a família Campos teve alguns problemas com as duplas formadas, não resultaram logo de inicio e tiveram que trocar de pares, para a viagem correr melhor.
A ribeira de seda é espectacular, tem partes largas onde se rema tranquilamente e também partes apertadas onde só passa a canoa e mesmo assim levamos com os ramos e folhas. Correntes traiçoeiras, a exigirem técnica por parte dos canoistas, curvas acentuadas e as suas azenhas magnificas, com rápidos emocionantes. Tive pena de não fazer a zona do tobogan, na primeira azenha, ficará para a próxima. Foram várias horas a remar, onde só faltou um reforço alimentar e umas mínis, para o dia ser mais perfeito.
Na chegada à praia fluvial das azenhas da seda, estava colocada a maior dificuldade do dia, um rápido cujo o caudal não era suficiente para passarmos por cima das rochas. Era necessário ter em atenção as pedras que poderiam alterar a nossa rota e assim provocar uma queda. Mas o Grupo não se atemorizou, respirou fundo mordeu a língua e aceitou este desfio contra a ribeira e o seu rápido. Determinadas onze canoas avançaram à sua sorte, cheias de esperança em ultrapassar esta dificuldade incólumes. Mas nem todos tiveram o engenho e a arte. Parabéns aos que conseguiram.
Resultado final: Rápido 6 - 5 Grupo Bttanossamaneira.

Depois desta derrota, quem pagou foi o pic-nic, mais uma vez a mesa era farta com petiscos e bebidas. Isto de andar a remar uma data de horas abre o apetite. Após o almoço ficamos a descansar na bonita praia fluvial das Azenhas da Seda, a contar as peripécias dum fim de semana bem passado. Ao fim da tarde iniciamos o regresso a casa, cansados mas com um sorriso nos lábios.

DCoelho