Parte I
Foi com grande alegria que mais uma vez o grupo BTTANOSSAMANEIRA se juntou para um magnífico passeio de BTT, desta vez por trilhos do sul do concelho de Alcobaça.
O local da partida e de chegada escolhido, foi junto ao Pavilhão do Hóquei Clube de Turquel onde compareceram 18 btttistas de vários pontos do país, para mais uma jornada desportiva, de confraternização e de gastronomia.

Com o início previsto para as 9h, a partida foi dada já com uns minutos de atraso pois mesmo antes de começar, já havia um furo (caso insólito nos nossos passeios), desta vez e para não haver mais atrasos a solução encontrada foi substituir a bicicleta. Após resolvido este percalço, demos então inicio ao passeio, começando por dar uma

volta pelas belas ruas de Turquel e depois seguimos pela rota delineada pela organização. A parte inicial do passeio foi bastante técnica devido aos trilhos serem bastante apertados, com muita pedra e com muitas silvas (que o diga o João Gameiro, que foi o primeiro a sofrer na pele, apesar do alerta dado pela organização para este perigo). Arranhões á parte, o passeio continuou num ambiente descontraído e sem incidentes de registo. A meio do percurso o tão desejado abastecimento, os belos queijinhos, o belo paio alentejano, o belo melão, as tão desejadas minis, etc, etc, etc……isto tudo nas excelentes instalações da Fonte Mariana (Benedita). Depois de recup
erar as energias partimos a subir, a subir, a subir (já havia quem arrota-se), mas todos se portaram de uma forma exemplar, logo depo

is uma descida muito


técnica junto a uns loureiros onde a adrenalina esteve no máximo (houve quem repetisse esta espectacular descida). Continuámos já em direcção a Turquel, quando fomos surpreendidos pelas “ brincadeiras no pinhal”, (o nome dado pela organização a esta parte do passeio). Este foi sem dúvida um dos pontos altos deste passeio, já que nos proporcionou momentos de plena diversão. Já perto da chegada a Turquel, mais um furo desta vez foi a Cristina (a feliz contemplada), mas como já estávamos perto não foi necessária a intervenção dos mecânicos de serviço, e chegamos ao fim do percurso.
Há que dar os Parabéns há organização pelo percurso escolhido, assim como há logística pelo abastecimento.
Parte II
Encontro com os familiares que não foram pedalar (ainda no local da chegada), bebemos + 1 mini para refrescar e pusemo-nos ao caminho da famosa sardinhada.
Chegados á

Quinta da Galega (bem junto á Serra dos Candeeiros), com uma bela recepção, fomos entrando numa casa com um jardim magnífico e uma bela piscina. Tudo já estava preparado, carvão ateado e sardinha no lume, houve ainda tempo para uns mergulhos na piscina. Uma das novidades do dia foi o aparecimento das minis de rosca, uma litrada de cerveja que isto de 20 ctl não chega para nada.
As sardinhas fizeram-se acompanhar por umas batatas com pele e uns alguidares de salada para todos os gostos. O azeite era 5 estrelas e os vinhos escorriam sem bater nas campainhas. Papo cheio, mas ainda com um espacinho para o habitu

al desfile de sobremesas, cada uma melhor que a outra. Mais uns banhos na piscina e um animado jogo de futevólei, foi assim que matámos o tempo até aos caracóis. Estavam uma delícia. Foi aqui que apareceu a segunda novidade do dia, uma magnífica caneca de alumínio, “gravada” com o símbolo Bttanossamaneira. Que bela iniciativa da organização e que jeito deu para albergar a bela da cerveja que regou a caracolada.
Foi um dia bem passado, com grandes pedaladas de manhã e uma tarde bem desfrutada por todos. Parabéns à Organização, a malta da zona sul do Concelho (Augusto, Luís e Vitor), esteve tudo impecável.
João e Suzete
Mais Fotos do Passeio na rúbrica "Olhó Passarinho".