03/08/2010

Crónica de Gois 2010

GOIS – 10 de Junho de 2010


As bátegas batiam nas soleiras das portas e eis que chegou o dia de mais uma aventura dos destemidos e intrépidos amigos do grupo BTT à Nossa Maneira.
Pela manhã do dia 10 de Junho, rumamos à Vila de Gois, quais batedores a tentar aquilatar da possibilidade de “armar barraca” em chão firme e seco, após dias de intempérie.
A viagem das famílias Coelho, Machado e Brito, foi molhada e abençoada. Chegados ao local, e após uma retemperante refeição, rumamos ao parque de campismo municipal, e iniciamos os afazeres de campo.
O jantar foi comido nos lavatórios públicos, local que oferecia um abrigo iluminado e seco. As tendas foram um porto seguro para mais uma noite de aguaceiros.
Na manhã do dia 11, o Vítor remendou o furo e fizemos o ensaio geral da ciclo-volta, através da incursão pela aldeia histórica de Aigra Nova.
No final do dia fizemos o acolhimento aos restantes campistas. A noite terminou no restaurante Beira Rio com uma bela chanfana, entre outros petiscos.
O dia 12 iniciou-se com a viagem que nos separava da aldeia da Pena. Dali continuamos a pé pela pista pedonal que nos levou por belos spots de serra e floresta, com riachos e quedas de água à mistura. Apesar do início acidentado, o restante percurso correu às mil maravilhas. Por companhia contamos com o rafeiro de serviço (o Carracinha) e, mais adiante, a Bonita, ambos ansiosos por algum pedaço de alimento que nos sobejasse.
Passamos por Aigra Nova e Comareira e rumamos ao topo da serra, para depois voltarmos à aldeia da Pena, onde terminou o passeio pedestre.
Depois do Jantar, fizemos uma incursão pela Vila, e pela esplanada junto ao rio Ceira e assim terminou mais um dia.
O último dia estava destinado ao BTT. Iniciamos a actividade junto à aldeia de Aigra Velha, e rumamos à Vila de Ceira, por trilhos de largas vistas e onde a maior dificuldade antecedeu a chegada a uma praia fluvial quase virgem, onde o Isidro deu “cabo dos cromados”, cujas dores suportou de forma bastante heróica.
O fim da actividade ocorreu na praia fluvial de Canaveias, onde tomamos uma reconfortante refeição.
Chegou a hora de desmontar o acampamento e zarpar de volta a casa.
Ansiosos por novas pedaladas, despedimo-nos com o vislumbre das férias que se aproximam.
Até à próxima, companheiros,

José Pedro Brito

5 comentários:

dcoelho disse...

Foram duas actividades muito boas, apesar de não ter feito o passeio, vi as lindas paisagens nas fotografias. Quanto à bicicleta, retenho aquele estradão a meio encosta, com vários km e ligeiramente a descer. E também é claro o momento em que cheguei à praia fluvial após uma descida muito complicada, num piso impróprio para consumo. Atravessar com a água até à cintura e ver a malta no rappel com chegada à canoa dentro lago. Espectáculo.

Rui Pinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Pinho disse...

Que belos dias passados em grupo, o passeio foi muito bonito, seguindo o trilho de água e com a companhia da "carracinha" que quando tinhamos duvidas no caminho lá vinha ela e seguia na direcção correcta, até esquilos nos surprenderam. O passeio de bike foi fabuloso, pois se bem me lembro foi sempre a descer até ao momento que tinhamos o rio pela frente e o tivemos que atravessar, (espectáculo) no fim do passeio um belo mergulhinho na praia fluvial soube muito bem.

A remodelação do Blog está muito boa, parabéns ao Davide ou a quem teve a ideia.

Cumprimentos a todos e venha dai a próxima

João Machado disse...

Foi simplesmente espectacular....
A repetir no futuro......
Um Abraço

Anónimo disse...

Adorei!
Tudo! O PTT e o BTT!
E o relato, também!
Inspirado, hem?
Beijocas para todos