02/04/2009

Entrega das Camisolas Bttanossamaneira

Andou todo o dia a ameaçar chuva, o céu estava nublado e o vento soprava forte, mas um grupo de indefectíveis e valentes ciclistas apresentou-se à chamada para mais um passeio de Btt. É verdade que estava uma camisola linda em jogo, mas isso não interessa...
À partida tivemos a bela Baía de São Martinho como pano de fundo e à hora marcada lá estavam os nossos guias, Rui Pinho e Alexandra, responsáveis pela escolha do percurso. Apesar de algum atraso por parte de alguns membros do Grupo, o entusiasmo não esmoreceu e a ansiedade era visível nalguns rostos desejosos de se meter ao caminho.
O tiro de partida soou, a brisa marítima acompanhou-nos enquanto percorríamos a marginal de São Martinho pela sua ciclovia, passei por alguns dos nossos ciclistas e apercebi-me da felicidade estampada nos seus rostos, finalmente estavam a pedalar, ui que sensação de liberdade. Quando saímos do alcatrão ouvimos gritos de alegria, estávamos a entrar no nosso terreno de eleição, a terra batida. Passamos por Alfeizerão e percorremos um trilho ao lado da A8, o ritmo era elevado e a cadência certa como um relógio Suíço, ninguém conseguia escapar do pelotão. Mas o destino resolveu entrar em cena provocando os primeiros problemas mecânicos, a bicicleta da Sónia foi a sacrificada. Pedro Costa convém afinar a bicicleta da esposa antes de cada volta, eu sei que esta foi a deixa para teres que comprar uma bike nova, mas foram problemas a mais.
Chegamos a Famalicão e a dificuldade do dia estava no horizonte pronta para separar o trigo do joio, a imponente serra da Pescaria. Calma ... dizia o Pinho tentando tranquilizar as hostes, dizendo que a subida era feita por patamares e que era fácil. Mas vi alguns olhares fulminantes e nada convictos das facilidades apregoadas. Cume da serra atingido e deslumbrante vista para o Oceano Atlântico, entramos na parte mais bonita do passeio. O mar nunca mais nos largou até ao nosso destino, novamente a Baía de São Martinho. Até lá, fomos presenteados com single tracks magníficos, apesar de uma queda aparatosa e amparada pelos espinhos de uma planta selvagem. Dizem as más línguas que no Domingo, ainda havia espinhos para tirar do corpo, ossos do ofício.
Chegados aos carros era tempo de arrumar a trouxa e levantar âncora, pois tínhamos um banho para tomar e o fato de gala para vestir.
O Hotel Santa Maria em Alcobaça com vista priveligiada para o Mosteiro, foi local escolhido para um evento com grande significado para o Grupo Bttanossamaneira, a entrega das nossas Camisolas de Ciclismo. Após uns aperitivos e uns drinks de entrada, constava da ementa um Creme de Alho Francês e Frango na Púcara, houve artistas a repetir 3 vezes e depois queriam caber na camisola. Passámos a uma mesa de doces riquíssima e apetitosa e para acabar o cafezinho e os digestivos. O nosso obrigado à Sra. Ana do Hotel e os nossos parabéns, pois estava tudo óptimo.
No fim do jantar passamos em ecrã gigante fotos de vários passeios e também os nosso vídeos do youtube, para recordar momentos bem passados todos juntos. Até que decorreu a entrega das camisolas, família a família, uma a uma foram ao palanque receber as suas mais que merecidas camisolas, com direito a prova logo de seguida e com o laranja a tomar conta da sala. Parecíamos crianças com um brinquedo novo e com a alegria estampada no rosto. E a foto de Grupo, tudo laranja, tudo de igual é de ir às lágrimas, que comoção.

Alguns de nós ainda esticaram a noite por mais um pouco e fomos ao Capador beber umas minis (a bebida oficial do Grupo) e dar um pezinho de dança.

Foi perfeito.


Neste passeio de Btt fomos acompanhados pelo Mário Grilo que se juntou a nós e que também foi ao jantar, aí já com a companhia da sua esposa e que emprestaram a sua boa disposição e camaradagem ao nosso evento. Espero que tenham gostado.


Medo...
Muito Medo...
Os trilhos deste Portugal nunca mais serão os mesmos...


A Lokomotiva Laranja está a todo vapor...

5 comentários:

Susete disse...

Olá Amigos

Passei por aqui, como é habitual, e foi com imensa alegria que li este relato do passeio em Sao Martinho e da entrega das (des)esperadas camisolas.
Está tudo muito bem relatado, quase se revive cada momento passado nesse dia.
Umas vez mais os Parabens a todos que organizaram e que participaram .

Um beijo grande para todos.

Susete

Rui Pinho disse...

“A Lokomotiva Laranja”, está muito bem dito, pois foi isso que parecemos durante todo o dia e toda a noite, todos juntos ninguém nos para.
Foi um grande passeio, algo duro, um pouco técnico, rápido e também com elas ás costas se é que me faço entender.
“Dizem as más-línguas que no Domingo, ainda havia espinhos para tirar do corpo, ossos do ofício.” Pois espero que os espinhos que conseguiram recuperar tenham sido devolvidos á famosa planta selvagem.
Só eu posso comentar pois infelizmente só eu vi e em primeira-mão, (foi pena não conseguir filmar) um bttista que voa, mas por sorte o chão era fofinho.
Uma bela zona com belos percursos para rolar rápido e com bastante adrenalina, eles estão cá, quem sabe se entretanto não voltamos a percorre-los.
Davide muito boa descrição como aliás já é normal, acho que quem não teve oportunidade de ir com esta descrição já percebeu que perdeu um grande dia.
Já que falas em Youtube mais uma ideia de mais uma brincadeira, ora aqui vai…
http://www.youtube.com/watch?v=XpqGfRE5s4E
Almeida, já sonho com esse dia….

Cumprimentos

João disse...

Estamos de volta em grande força e estilo - até literário.
Vejamos o que Almeida nos reserva.

dcoelho disse...

Está fixe o video do Pinho, tudo em grande estilo, até a queda da Suzete. Eu lá não vi, mas ainda bem que o reporter estava em cima do acontecimento. Até Almeida...

Cristiana disse...

Olá BTT's!
Foi uma imensa perda minha não ter feito este passeio!
Mas, o jantar e a entrega das fabulosas camisolas, foi o máximo!

Beijos para todos