17/06/2009

Castanheira de Pêra e as Aldeias do Xisto

Dia 10 e 11 de Junho

Castanheira de Pêra foi o local escolhido para o jantar e encontro dos corajoso que decidiram lançar-se ao desafio na véspera. Chegada a Poço Corga já de barriguinha cheia e preparados para a estreia de muitos, deparamo-nos com o primeiro desafio montar a tenda, mas tendas daquelas não dão trabalho a ninguém, pois quando as largamos elas montam-se sozinhas o pior foi quando alguém queria ir dormir mas estava atormentado com “uns bichinhos” que já lá moravam.
Amanhece o 1º dia de aventuras do grupo Bttanossamaneira, que para não fugir muito à normalidade dos outros passeios, começou com chuva, o que criou em todos uma certa resistência em dar início à caminhada da Pequena Rota do Casal de S. Simão, um percurso de 5 km com partida e chegada nesta bela Aldeia de Xisto. O percurso deu-nos a conhecer as fragas de S. Simão, a praia fluvial, a ponte do Brás Curado e Sandoa, ao longo das ribeiras de Alge e do Fato ricas em vegetação ripícula, típica da floresta laurissilva onde podemos observar também varias azenhas.
O ritmo era elevado pois quem conduzia estava em boa forma, os nossos dois guias escuteiros não nos deram tréguas Laura e Miguel, passado algum tempo já se ouvia perguntar “mas quem é o pai da criança” resposta que ainda não foi divulgada.
Chegámos então a praia fluvial onde conhecemos o Lontrinhas que nos dava várias informações sobre aquela praia fluvial, local que escolhemos para realizar o nosso almoço, com todo o staff reunido onde em tranquilidade desfrutamos de uma paisagem inesquecível para todos. De volta à caminhada entretanto chegámos à tão esperada por muitos, a aldeia do xisto e seguimos para o parque de campismo “O Moinho” onde alguns corajosos aproveitaram para sentir a temperatura da água límpida e gélida que se fazia sentir na praia fluvial de Poço Corga.

2º Dia de actividade com o pequeno-almoço tomado deixamos o parque de campismo com a ideia de que foi uma boa experiência e dirigimo-nos até ao Centro de BTT de Ferraria S. João local de início para a realização da PR 3 prevista. A ideia que estava no ar, era de que as planícies naquela zona ficavam muito longe, por ali só se via montes para todos os lados. O início a descer estava a ser muito bom mas sabíamos que ia sair bem caro, descidas bem arrojadas eis que surge um pequeno deslize mas nada de preocupante, após os primeiros 7 km feitos numa subida algo acentuada ouve-se lá do fundo, a frase de praxe “um furo, um furo“, pois é não é novidade nenhuma mas mais uma vez resolvido com rapidez e eficácia. De volta às subidas voltou a questão de “mas quem é o pai da criança” ainda por ser desvendado, chegámos a meio do percurso dos 14 betetistas 5 ficaram a caminho do centro de btt pois a partir dali o grau de dificuldade iria aumentar conforme dizia a carta de descrição do percurso, descidas bem arrojadas, rápidas e técnicas seguimos todos com vontade de devorar os trilhos que nos esperavam. Um desvio para conhecer o Ponto de Água do Farelo situado a 510 metros de altitude, uma reserva de água para o apoio ao combate de incêndios, de volta a rota marcada deparamo-nos com uma zona em subida que mais parecia uma parede com um grau de inclinação exigente que nos fazia aplicar ao máximo toda a nossa experiencia do btt.., foram 6 km que nem o nosso super biker fantasma conseguia subir. Mas o grupo Bttanossamaneira não se fica sem antes mostrar de que somos feitos e rapidamente alcançamos o topo, a nossa cruz lá estava nos 761 metros de altitude, ponto mais alto do percurso. A partir daí foi sempre a rolar até Ferraria S. João, ponto de chegada no centro de btt onde toda a equipa de logística nos esperava e as famosas e imprescindíveis minis tão aguardadas, que elas já eram com todo aquele calor e cansaço.
A Resposta é, eu não sou o pai da criança.

Estatística da volta:
Distancia: 29,37 km
Tempo: 2:57 h
Velocidade máxima: 39,42 km
Altitude acumulada de subida: 1.129 metros

Mais uma aventura realizada e que vai deixar saudades a todos os presentes certamente.

Alexandra e Rui Pinho

9 comentários:

João disse...

Parabéns à Alexandra e ao Rui pela excelente Reportagem. As dificuldades estiveram presentes e, como tal, bem descritas. Mas, como alguém dizia, se aquilo foi BTT à nossa maneira vou ali já venho. O próximo tem de ser, forçosamente, mais "Soft" para que possamos todos partir e chegar.

cristina campos disse...

Oi João!
estou plenamente de acordo contigo, até já tinha pensado em organizar o passeio das senhoras!
A descrição das nossas aventuras está excelente, parabéns à Alexandra e ao Rui, mas, como já disse, falta louvar a coragem de algumas meninas em enfretarem os bichos da selva que habitam e fazem parte do campismo, sobreetudo daquele que era totalmente selvagem!
Ainda uma palavra especial para todas aquelas que não podem participar nestes percursos e que certamente sentem falta e agradecer-lhes por apoiarem e contribuirem para que os outros se façam à aventura.
Um grande beijinho a elas pelo apoio e a elas e eles pela camaradagem. Cristina

Anónimo disse...

Essa musica anda na cabeça de todos neste momento, para quem não a conhece aqui vos dou a letra:

Parabens pelo vosso blog.

Na minha rua mora uma sopeira,
tem 20 anos ainda não namora
na minha rua mora uma sopeira,
tem 20 anos ainda não namora
aqui ha dias apareceu inchada
ai coitadinha esta perto da hora
aqui ha dias apareceu inchada
ai coitadinha esta perto da hora

mas quem sera? mas quem sera? mas quem sera?
o pai da criança, eu sei la, sei la..eu sei la, sei la

mas quem sera? mas quem sera? mas quem sera?
o pai da criança, eu sei la, sei la..eu sei la, sei la


mas quem sera, o atrevido?
que nesse dia pela porta entrou
mas quem sera, o atrevido?
que nesse dia pela porta entrou
maldita a hora que a patroa descobriu
o malandro do patrao com a sopeira dormiu
maldita a hora que a patroa descobriu
o malandro do patrao com a sopeira dormiu

mas quem sera? mas quem sera? mas quem sera?
o pai da criança, eu sei la, sei la..eu sei la, sei la

mas quem sera? mas quem sera? mas quem sera?
o pai da criança, eu sei la, sei la..eu sei la, sei la


mas quem sera? mas quem sera? mas quem sera?
o pai da criança, eu sei la, sei la..eu sei la, sei la

mas quem sera? mas quem sera? mas quem sera?
o pai da criança, eu sei la, sei la..eu sei la, sei la


Um seguidor bloguista atento...

Anónimo disse...

Parabens ao Rui e à Alexandra, não estive lá, mas pelo relato deve ter sido mesmo espectacular, sem contar com a "parede" que não teve graça nehuma de certeza.
Também gostei dos videos.
Porque será que o Rui Pinho, aparece sempre em quase todas as fotos!? Deve ser por ser realizador.

lol

Oh Rui és o Maior!

João Machado disse...

Parabéns ao casalinho maravilha de São Martinho do Porto, pelo excelente relato deste GRAAAANNNNDE passeio. Foi grande e dificil, mas muito compensador. Compensador porque mais uma vez podemos usofruir do que melhor temos por cá, excelentes locais para poder-mos practicar desporto em contacto directo com a natureza e mais importante do que isso o convivio saudavel entre todos. Parabéns a toda familia BTTANOSSAMANEIRA por estes magnificos momentos.
Um grande abraço
João Machado

Nota: O pai da criança sou eu.

dcoelho disse...

Mas quem é o nosso Super Biker Fantasma.

dcoelho disse...

Será ele o pai da criança?

Cláudia Pinho disse...

Deve ter sido mesmo espetacular, tambem quero maninho, quando é que me levas a acampar?? =P
Mau mau!! Antes disso ainda eu te mostro Lisboa xD

Parabens a todos pela força e boa disposiçao...
Beijinhos

Cristiana disse...

Olá BTT's!
Mais um grande evento deste grupo!
E mais um que falhei!

Adorei os relatos: orais e escritos!
Que gozo deve ter sido! E os bichinhos? Maravilha, não?

Beijos a todos e até breve sobre rodas....