29/09/2009

Serra da Estrela 2009

Querido Diário…

Quarta-Feira 09/09/2009

Acordei num estado de ansiedade tal, que só tremia a fazer a barba. A contagem decrescente para o fim-de-semana na Serra da Estrela tinha-se iniciado e ainda me faltavam preparar tantas coisas. À noite eu e a Lena tentamos achar uma solução para os “mantimentos” a levar, sem ser os tradicionais fritos, foram voltas e mais voltas à moleirinha. Mas a “coisa” lá se resolveu.

Quinta-Feira 10/09/2009

Hoje controlei melhor a ansiedade, passei o dia mais calmo achei que tinha tudo preparado e controlado, falta só chegar a hora da partida.

Sexta-Feira 11/09/2009

Acordei bem disposto e com vontade de cantar, estava feliz o Grupo Bttanossamaneira ia para a Serra da Estrela. Finalmente tinha chegado o dia tanto aguardado, ao fim da noite parte do Grupo estaria reunido nas Penhas da Saúde, em plena serra, onde será o nosso Quartel-general durante o fim-de-semana.
Fim de tarde, várias viaturas fizeram-se à estrada, provenientes de vários locais e o ponto de encontro teve lugar na área de Serviço de Abrantes na A23. Aí tivemos logo uma pequena amostra do que se iria passar durante o fim-de-semana. Começaram a sair sacos dos porta bagagens com iguarias de toda a espécie e minis, várias minis. As hostilidades estavam abertas.
À nossa espera na serra estavam os nossos anfitriões Carlos e Sissi, e o casal Gameiro, que isto da pré-aposentadoria tem as suas vantagens. Quando chegámos, a mesa estava posta, um caldo verde quentinho, chouriço, paio e queijo e logo a famosa “palhada” e as minis saltaram dos sacos e das arcas mais uma vez. Fizemos uma ceia para a sossega.
A casa da Sissi está localizada espectacularmente, mesmo juntinho à estrada principal e junto ao Hotel da Serra da Estrela. É uma típica casa de montanha com um logradouro magnífico, com relva e com árvores, tudo num espaço enorme. Foi nesse jardim que os últimos visitantes da noite, montaram a sua barraca com casa de banho com vista para as estrelas, os Pedro’s.
Boa noite, está na hora de ir dormir, porque amanhã nos esperam grandes emoções.

Sábado 12/09/2009

Após a alvorada, verifica-se o habitual frenesim das grandes voltas Bttanossamaneira, gente para lá e para cá nos corredores, abrem-se e fecham-se portas de carros, passeiam-se caixas com equipamento, o burburinho toma conta do ar, as hostes agitam-se, olha-se para o relógio e a adrenalina sobe.
Após um magnífico pequeno-almoço, tomado na “sala” ao ar livre da casa, aproveitando o maravilhoso sol da manhã para aquecer os nossos rostos, lá fomos tomar o cafezinho para acalmar os “viciados”.
Começámos depois a ascensão até à Torre de carro, pois era lá o ponto de partida para a nossa caminhada. Embrenhamo-nos na imponente Serra da Estrela, saímos junta à pista de ski, guiados pelos experimentados destas andanças, Carlos e Sissi que partilharam connosco o seu conhecimento e gosto pela Serra. Daí até aos Cântaros foi um pulinho, estas formações rochosas têm uma rara beleza, temos o Gordo o Magro, o Raso, entre outros. Por baixo víamos o Covão d’ Ametade, onde o rio Zêzere inicia a sua corrida até ao mar e porta de entrada para o Vale Glaciar do Zêzere. Ao longo do passeio fomos avistando várias lagoas e pequenas barragens, que dão um colorido bastante grande à Serra.
Até que chegamos à lagoa da Francelha, local de uma magnífica e grande “parede” a qual os mais destemidos teriam que descer em rappel. Uma nova actividade introduzida no Grupo, que para muitos foi o seu baptismo de fogo nestas andanças. Com o controlo das operações a ficar a cargo da experiente Dulce, os mais afoitos iniciaram a descida com o coração a “mil”. A meio da mesma já todos dominavam a técnica e era vê-los aos pulos parede abaixo. Chegados ao fim, eram brindados com umas fotos para a posteridade e uns calorosos aplausos, vindos da plateia composta por aqueles que aguardavam a sua vez e pelos menos corajosos. De realçar a descida da Ana Campos, a primeira a dar-se como voluntária, da Laura e do Miguel e da decisão tardia mas ainda a tempo (tiveram a ganhar coragem) da Suzete e da Susana. Belíssima actividade, que todos gostaram e onde a adrenalina andou no ar. Iniciamos o regresso à Torre e felizmente (o Cardoso não acha) a organização alterou os planos e levou-nos nas cadeiras da pista de ski, onde desfrutámos (o Cardoso não, foi de olhos fechados) de uma bela vista sobre a Serra.
Era tempo dos banhos e massagens e da preparação para o jantar no café Estrela. Aí, o nosso anfitrião e meu homónimo, foi inexcedível comida e serviço de primeira regado com um bom vinho, também escolha do David ao qual agradeço toda a atenção dispensada ao nosso Grupo. Após o jantar, alguns de nós deram a tradicional voltinha, desta vez não havia Castelo para visitar, pelas ruas das Penhas da Saúde. Por fim era tempo de recolher, porque amanhã novas aventuras nos esperam.

Domingo 13/09/2009

Amanheceu com sol e logo as movimentações se fizeram sentir, últimas verificações do material e equipamento, dotar as mochilas com os mantimentos líquidos e sólidos e após pequeno-almoço e a bica da ordem, as bicicletas saíram para a estrada.
O início do passeio teve cheirinho a Volta a Portugal em Bicicleta e à sua mítica etapa da Torre. 4 Km a subir das Penhas da Saúde até ao Centro de Limpeza de Neves, como aquecimento não foi mau. Depois lá começou a terra batida, à hora da passagem do rebanho de cabras, ficando vários ciclistas de um lado e de outro da passagem de nível sem guarda. Passámos para um estradão com vista para Manteigas e viramos Serra a dentro “perdidos” na sua imponência. Fomos até ao Poço do Inferno, lugar de rara beleza com muita água e miradouros lindíssimos, onde fizemos uma paragem técnica para abastecer e descansar um pouco. Após a pausa estava reservado uma super descida, longa e feita a grande velocidade pelos mais destemidos. Passado o rio o passeio estendeu-se pela sua margem durante alguns Km’s, até que o Carlos nos levou para uma parede feita com a bicicleta à mão e sob um sol abrasador. Fizemos marcha-atrás e tivemos que passar o rio com ela à mão, o nosso destino estava perto, a praia fluvial de Valhelhas. O Pic-Nic já estava montado e alguns dos bravos ciclistas foram ao banho, na exacta altura que começou a chuviscar. Outros houve que nem com a chuva desmobilizaram da mesa do manjar e só o percalço do fim das minis os conseguiu tirar de lá. Fim de festa, era tempo de regressar a casa e após o arrumar da trouxa lá nos fizemos à estrada, cansados, contentes e enriquecidos com as novas experiências. Obrigado ao Carlos, Sissi e Dulce.

Mais fotos na rúbrica Olhó Passarinho.