14/12/2009

Vendas Novas a Terra das Bifanas

Prímeiro fim-de-semana antes dos feriados de Dezembro, e o que podemos fazer???
Andar de Bike???... Bora lá....
Lá fomos todos parar a Vendas Novas...com o anfitrião Lança para nos guiar neste novo passeio.
O ponto de encontro era no café “Planície” e realmente era uma delícia ver toda a doçaria exposta. A maioria de nós optou por um pequeno-almoço convencional, café, galão, sandes com queijo, mas a pluralidade do grupo veio ao de cima e os bravos do pelotão lá começaram com uma bifana sem gordura; para não arrotar; e claro as minis.
Barriga cheia vamos mas é pedalar...
Começamos a pedalar por dentro de Vendas Novas e saimos em direcção à zona industrial... Logo ai começaram as bocas; mas afinal é só alcatrão??? queremos é lama... calma rapazes e raparigas lama não vai faltar.
Entramos em estrada de terra e começamos a descer sabendo de antemão que para regressar teriamos de subir. Animador... mal tinhamos começado e já a vista era deslumbrante, uma igreja em ruinas com um lago natural e terra lavrada ladeado por demarcações a perder de vista.
Como esperavamos começamos a encontrar alguma lama , afinal tinha chovido durante a semana mas rolavamos animados com as nossa bikes a rabiarem de traseira como que a dizer; força que esta lama vai dar luta; continuamos a andar sempre com grandes estradões e herdades bem delimitadas. O pedalar era uma constante mas alguém se lembrou , e se parassemos para comer??? Boa ideia... Lá Paramos junto a um riacho em que passamos a ponte para não nos molharmos, claro que alguns queriam ver a temperatura da agua; ficaram a saber que estava bem fria; reposemos forças e começamos a subir aos poucos, subidas curtas e depois plano e assim fomos avançando .
No caminho passamos por uma quinta com todo o tipo de animais com especial incidência para os tão falados porcos pretos com o tamanho ideal para levar, alguns ainda passaram à nossa frente como que a provocar, apanha-me se puderes...
Continuamos e depois de 24Km feitos chegamos a Foros de Vale Figueira, aproveitando para comer uns petiscos no restaurante local.
Com o dia a passar era preciso avançar para o regresso, saimos da localidade e entramos numa zona de caminhos com muita vegetação e uma tal falada subida chamada de orgasmo, a partir dai depois de uma subida mais ingreme entramos em grandes estradas em que rolamos a muito bom ritmo; o ritmo era elevado e depois de umas quantas descidas achamos todos que queríamos subir mais... vontade feita... tambem para Vendas Novas não havia mais hipoteses... Passamos depois numa zona técnica chamada quebra-ossos, era uma subida ingrime e longa que no final inclinava ainda mais, para os bravos havia um trilho técnico muito inclinado e a escorregar bastante que se falhassemos era ossos partidos de certeza; claro que correu tudo bem; regressamos ao trilho principal e em direcção a Vendas Novas.
O frio começava a atacar e a distância a passar... ultima subida e uns meninos brincavam sobe desce, sobe desce, enfim miudos... Já todos desejávamos chegar ao “à planície”... o fim estava perto...
Chegados à planicie começamos com os habituais reforços para repor líquidos, minis e mais minis e algumas bifanas já com molho.
Esperavamos todos já um bom banho de água quente com a agua a escorrer pelas costas para recuperar as articulações, pois é tudo isto não passou de um sonho porque a realidade foi bem dura, água fria para todos. Não sei se não tem mão do nosso camarada Augusto, pois os banhos foram na Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas e todos já ouvimos falar das praxes, fica a dúvida, Recuperados da água fria faltava o jantar no famoso restaurante “O Prego”. Para animar mais o jantar tínhamos o famoso derby, Sporting - Benfica.
Convivio aminado e bem regado com o nosso anfitrião a engrossar a nossa lista de beneméritos para a nossa causa: conhecer portugal com o BTT.
Saudações leoninas pois a haver um vencedor seria verde....

Pedro Ferreira



3 comentários:

João Machado disse...

Olá.
Desta vez não pude ir, mas deve ter sido muito bom (pelo relato).

Cumprimentos e Feliz Natal para a familia BTTANOSSAMANEIRA

João Machado

dcoelho disse...

Olá a todos.
Um passeio ao nosso nível, bons trilhos, boa comida e boa pinga. Aquela bifana com a mini logo de manhã, foi de estalo.
O Alentejo coberto de verde, é nesta altura mágico.
Obrigado ao nosso anfitrião, o meu amigo Lança, que foi incasável e nos proporcinou um Sábado à nossa maneira.

Rui Pinho disse...

Bom dia a todos.

Que belo dia tivemos, num passeio muito agradavel, excluindo claro o banho no quartel...(água geladinha).

A zona era muito bonita e recheada de lama...mas pareceu-me que todos gostaram.

Cumprimentos e um Feliz Natal